SEO para blogger - Como fazer SEO para blogger? - Michelle Oliveira

22 de julho de 2019

SEO para blogger - Como fazer SEO para blogger?

Quando se fala em SEO para blog logo vem a cabeça que o wordpress é a melhor plataforma para uso desse recurso, e embora ela seja apontada sim como a melhor, não é impossível fazer um bom uso do SEO no blogger.

Utilizando corretamente os recursos que a plataforma blogger disponibiliza você consegue sim colocar seus posts na primeira página do google.

Se você tem um negócio na internet provavelmente já ouviu falar de SEO e como ele é o responsável pela otimização do seu conteúdo, se você ainda não ouviu e não sabe como usa-lo a seu favor, recomendo que leia o post todo para passar a aproveitar essa ferramenta.


  • SEO → Search Engine Optimization - Otimização do mecanismo de busca 

Nada mais que técnicas utilizadas para obter um melhor ranqueamento nas paginas de busca como o google, sendo assim quanto melhor você aplicar o SEO no seu blog ou negocio da internet, mais fácil de ter seu nome na primeira pagina do google.

Diferente do Wordpress onde temos plugin de otimização das postagens, no blogger não temos a possibilidade de instalar plugins porem hoje em dia tem vários recursos de otimização, e usando da forma correta você consegue um ótimo desempenho das suas postagens.

Nesse post vou te mostrar os recursos de otimização que apliquei aqui no blog e deram e estão dando certo para mim.

SEO para blogger é possível sim!

seo para blogger - otimize suas postagens


Dicas de SEO para blogger - conquiste a primeira página do google

1 → Palavra chave:

a palavra chave  deve aparecer na url do seu post, no blogger quando colocamos o titulo da postagem automaticamente já é gerada a url do post, isso é ruim quando você não quer que apareça todo o titulo do post, e sim quer em destaque um pequena frase ou apenas palavra chave, sem desespero, é possível editar a url do post facilmente.


Na barra lateral do seu post tem as configurações de postagem, se as opções  de configurações não estiverem visíveis clique na setinha e vai estender uma lista de opções;

 configurações de postagens
configurações de postagens

Link permanente → clique em link permanente personalizado, escreva a url que você quer que apareça (separe as palavras por hífen) e clique em concluído.

 Lembre-se a url do post deve conter de 30 a 70 caracteres para que seja bem visto pelo SEO.

A palavra chave deve ser colocada no inicio do seu post de preferencia nos primeiros 150 caracteres do seu texto.

Repetição da palavra chave dentro do post: É recomendado que haja a repetição da palavra chave no seu post, mas que seja uma repetição com sentido, esteja envolvida no conteúdo que você está produzindo, a recomendação que seja repetida de 3 a 6% não exagere.


2 → Titulo da postagem: 


assim como na url do post a a palavra chave deve aparecer no titulo do seu post, você não deve fazer um post sobre cabelos e ter um titulo que não seja relacionado ao assunto e a palavra chave.


3 → Titulo, subtitulo e títulos secundários:


Você já deve ter visto essa função no seu blog, fica abaixo do titulo do seu post e está em uma caixa escrito normal, se clicar nela você verá que vai abrir opções e você pode selecionar elas para utilizar os diferentes níveis de títulos. Na ordem que aparece na caixa saiba mais sobre eles:
Normal - fonte e tamanho padrão do seu texto.


Titulo -  Usado para destacar uma chamada importante do blog, conhecido no html como h2, usado para repetir o titulo do post, ou até mesmo uma variação do seu titulo com a palavra chave no meio ou até mesmo no fim do post.


Subtitulo - normalmente usado como subtitulo como diz o seu nome (um segundo titulo ao post usado no meio da postagem. h3 no html.


Titulo secundário - usado para destaque de tópicos nos post, considerado item de importância no SEO.

4 → Imagens do post:

Se você salva uma imagem diretamente da web, passa imagem da câmera ou celular diretamente do computador e faz upload para o post, não faça mais isso!
Se a imagem baixada é para uso do blog você deve salva-la ou renomear o arquivo com a palavra chave escolhida e descreve-la de forma correta.



Os robots do google leem o html da imagem e não visualizam a imagem em si, se você usar ela com o nome que sai da câmera ou que baixa da web, como ela vai ser encontrada e relacionada ao seu post? não tem como correto.

Como otimizar as imagem do post: Apos o upload da imagem para o seu post, clique sobre ela, aparece varias opções a que queremos é a propriedades, clique nela;
vamos otimizar a imagem com o atributo alt.

Você verá que abriu uma caixa com dois espaços para colocar a descrição da imagem, descreva sua imagem adequadamente nos dois espaços, depois só clicar no ok, sua imagem está otimizada.


5 → Links  de saída:


Links de saída, são os links que colocamos dentro do post para divulgar uma outra postagem já publicada, se você não faz isso ainda comece a fazer, ou talvez você já faça porem da forma errada como fiz por muito tempo. 

Forma errada : clique aqui e veja como compartilhar as publicação do feed do instagram no stories

Você consegue ver a diferença entre os dois itens acima?  O clique aqui não me chama a atenção como o nome do post todo com link clicável, pois é os mecanismos de busca prezam por essa clareza também, o clique aqui funciona também, mas para os robots a segunda opção é a melhor.

Com apenas essa dicas de SEO tenho certeza que você já vera diferença no tráfego do seu blog!

*Esse post foi baseado na minha experiencia com os recursos citados acima, conteúdo com fim informativo*

4 comentários:

  1. Muito obrigada! Consegui configurar o meu blogger com a sua ajuda.

    ResponderExcluir
  2. Ajudou muito, vou já melhorar meu blog com essas informações.

    ResponderExcluir
  3. seguindo suas dicas configurei meu blogger, obrigada MICHELLE OLIVEIRA! https://tecpock.blogspot.com

    ResponderExcluir


Deixe a opção *NOTIFIQUE-ME* marcada, assim você é aviso quando eu responder seu comentário!


» Seja educado, e respeite os direitos dos outros, seus comentários são bem vindos. Com moderação!
» Aceito criticas, se forem dadas com educação, não me importo em publicá-las, criticas construtivas nos ajudam a crescer.





Subir