Quais os benefícios do óleo de rícino? - Michelle Oliveira

17 de outubro de 2019

Quais os benefícios do óleo de rícino?

Usado desde muito tempo atras para fins medicinais e terapêuticos, o óleo de rícino vem se tornando cada vez mais versátil, ainda que não tenha comprovação cientifica dos efeitos o produto apresenta ótimos resultados para o uso cosmético.

Os efeitos laxativos, lubrificantes, anti-inflamatório e antioxidante são relatados já no antigo Egito.

O seu nome cientifico é Ricinus  Communis, extraído da semente da mamonaum fruto comum no cerrado brasileiro, a um tempo atrás  óleo de rícino era apenas utilizado como laxante, porem ele possui diversos benefícios devido ao ácido ricinoleicocomposto graxo ômega-9 com seu alto poder hidratante.

óleo de rícino benefícios


Encontrado em vários produtos de beleza o óleo de rícino vem descrito como "castor oil" que é sua denominação em inglês, e por ser um óleo ele não se mistura com a ricina que é um componente toxico da mamona, tornando assim a sua extração segura para o uso.

Nos seu componentes estão os ácidos graxos sendo o seu principal o ácido ricinoleico exclusivo da mamona, presente também o ácido oleico ( parcela de ômega 9 ) ácido linoleico e ácido linolênico  ( parcelas de ômega 6) ácido palmítico e ácido esteárico, além de sais minerais  e vitamina E. 

Por ser rico em ômega 6 e 9 ele age restaurando e fortalecendo os cabelos, barba, sobrancelhas e unhas.

Benefícios do óleo de rícino para o cabelo 


Com propriedades que limpam o couro cabeludo e hidratam os fios de cabelos é indicado a utilização para o:

» restauração dos fios e crescimento
» hidratação 
» combate a caspa 
» oleosidade excessiva 
» queda de cabelo


Devido aos ômegas 6 e 9 que fazem parte dos compostos do óleo, o cabelo pode ficar com uma maior volume, isso deve-se ao ácido graxo que estimula os folículos pilosos (local onde ocorre o nascimento dos fios de cabelo), esses nutrientes também mudam o aparência do cabelo, aspecto do fio, já que o óleo do rícino sela o fio, deixando de lado aquele elétrico, espetado e ressecado pois ele dá brilho aos cabelos e deixa mais sedoso.

Falando da função hidratante do óleo de rícino, ele forma uma película no fio onde ele impede  perda de água para o meio ambiente.

O óleo de rícino com suas propriedades antifúngicas  e que limpam o couro cabeludo, realiza a força tarefa no combate das terríveis caspas já que as mesmas são causadas por fungos, e como é hidratante ele previne também a descamação do couro cabeludo.

NOTA: É importante dizer que sozinho o óleo de rícino não resolve o problema com as caspas e sim auxilia, o tratamento para a cura do problema deve ser feito com indicação de um dermatologista. 
Atua no equilíbrio do pH e estimula a circulação do couro cabeludo, desintoxica os fios de produtos químicos. 
O óleo de rícino e a queda de cabelo:

É bem difícil dizer que o óleo de rícino trate permanentemente a queda de cabelo, já que a queda de cabelo é ligada a varias causas desde quadros de inflamações até problemas genéticos.

Nos casos de queda por eflúvio telógeno que é  quando os fios estão caindo antes do que deveriam é que o óleo de rícino pode ter um maior benefício, justamente porque ele estimula que os fios voltem a fase anágena, ou seja, de crescimento dos fios.


Benefícios do óleo de rícino para a pele


» combate a oleosidade e acne
» melhora a pele ressecada e envelhecida
» cicatrizante natural
» combate e celulite


Devido ao seu poder antifúngico já citado acima e antibacteriano auxilia no combate a acne já que controla a proliferação bacteriana que é uma das causadoras de problema, e  sim pode ser usada também em pessoas que tem a pele oleosa por ser um óleo pouco comedogênico não causa lesões nem acne na pele.

Diferente de diversos óleos o óleo de rícino tem ação adstringente, sendo assim não obstrui os poros e auxilia na limpeza dos mesmos, reduzindo o aparecimento das espinhas devido a ação do ácido ricinoleico.

Assim como ele protege e reduz a perda de água no cabelo, na pele ele age da mesma forma, mantem a pele hidratada e mais saudável, resultando em uma pele menos ressecada e menos envelhecida.

Seu poder de cicatrização aliada a uma boa hidratação fazem do óleo de rícino um excelente pós sol.

Não é indicado a aplicação do óleo diretamente na pele, sempre sendo necessário a mistura dele com algum tipo de creme especifico para a pele.


Atenção:: se aplicado em grandes quantidades na pele ou no couro cabeludo, pode causar irritação ou levar ao aparecimento de manchas caso a região fique muito tempo exposta ao sol.
Antes de comprar qualquer óleo vegetal ou essencial, é importante verificar se não há a presença de parafina, silicones e aromatizantes, pois esses componentes são prejudiciais para a saúde e comprometem as características medicinais.


Me siga no instagram » @michelleoliveirablog
Encontre mais dicas me seguindo no Pinterest » michelleoliveirablog

Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe nos cometários aqui abaixo ou entre em contato. Vou ficar muito feliz em receber uma mensagem sua.

Compartilhe esse post e espalhe a informação!


Referências:
Dermatologista Karin Helmer (CRM-PR 17.331), membro da Sociedade Paranaense de Dermatologia e médica orientadora do ambulatório de Cosmiatria do Hospital de Clínicas de Curitiba

https://www.medicalnewstoday.com/articles/319844.phph

6 comentários:

  1. Oi Parabéns pelo seu blog!!! Muito bem feito e com ótimas postagens

    ResponderExcluir
  2. Oi Mih, que lindo seu blog *-* Prazer :)
    Não sabia destas infinidades de benefícios do óleo rícino, muito bom saber , gostei!
    ♡ Um Abraço

    almadgarota.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii *-*
      Gratidão, faço com muito carinho e esse feedback positivo é muito importante ♥
      Obrigada!!

      Excluir
  3. Nossa, quanta informação rica, de qualidade. Não sabia que o óleo de rícino é tão bom. Amei o artigo, muito obrigada!!!

    ResponderExcluir


Deixe a opção *NOTIFIQUE-ME* marcada, assim você é aviso quando eu responder seu comentário!


» Seja educado, e respeite os direitos dos outros, seus comentários são bem vindos. Com moderação!
» Aceito criticas, se forem dadas com educação, não me importo em publicá-las, criticas construtivas nos ajudam a crescer.





Subir