O que é e como fazer um mídia kit + modelo grátis para baixar - Michelle Oliveira

31 de julho de 2019

O que é e como fazer um mídia kit + modelo grátis para baixar

O mídia kit é uma ferramenta com informações muito importantes quando se trata de blogueiras procurando por parceiras e que querem começar a ganhar dinheiro com seu blog, é através dele que você mostrará aos anunciantes que seu blog é o lugar ideal para eles divulgarem seus serviços/produtos.

Se você deseja ganhar dinheiro com o blog e fechar parcerias de sucesso é importante que você tenha um mídia kit atraente e que chame a atenção.
mídia kit editável

Agora, antes de realizar a montagem do seu mídia kit vamos realizar a coleta  dos dados necessários que devem ser coletados para montar seu mídia kit.

O mídia kit é onde você vai apresentar os dados mais relevantes do seu blog sobre: 

» sobre o blog e autor;
» tráfego;
» engajamento;
» público alvo + dados do seu público;
» informações de contato.

Vantagens de ter um mídia kit


O principal objetivo de se ter um mídia kit, é mostrar as informações do seu blog de forma resumida, e deve conter todas as informações necessárias para que o anunciante seja motivado a contratar o seu blog.

» Com o mídia kit você vai conseguir anunciantes/patrocinadores para seu blog e também juntar recursos para futuros projetos.
» Você vai mostrar as marcas o que ela vai ganhar fazendo uma parceria com seu blog.
» Vai chamar a atenção de forma criativa e profissional com um resumo das informações.

Formatos de mídia kit

Os formatos mais utilizados de mídia kit são: imagens png, ou jpg, pdf ou apresentação de powerpoint, ou criar um link que redirecione a uma página com essas informações.
Se você não tiver uma página que vá direto ao mídia kit, lembre-se de ter uma pagina de CONTATO,  onde  pessoas interessadas em anunciar no seu blog poderão pedir seu mídia kit. 

Agora que você já coletou os dados necessários para montar seu mídia kit, vamos aprender a fazer o mídia kit pelo editor online canva.

Modelo grátis de mídia kit para baixar


O canva é um editor online onde você pode criar todo tipo de arte para seu blog / empreendimento digital. Com o canva você tem a opção de criar do zero com dimensões personalizadas ou acessar a página Media Kit templates, onde você pode escolher mídia kit de uma ou duas página e editar ao seu estilo.
modelo editável de mídia kit
O modelo de mídia kit pode ser salvo nos seguintes formatos: png, jpg ou pdf, esse modelo eu criei com dimensões personalizadas de 900 x 1200 px e foi feito com o modelo de 2 páginas.

Como acessar o modelo grátis para baixar?


Achei mais fácil disponibilizar um modelo que fosse possível editar online, e o editor escolhido foi o canva, sendo assim é necessário que se você não tenha uma conta no canva crie uma.

Atenção: não edite nada no template original do modelo, se ele for alterado vou retirar o modelo e deletar esse post, alterando o original, ninguém mais vai conseguir utilizar.

No canto superior esquerdo clique em DESIGN, na sequencia clique em FAZER UMA CÓPIA, a cópia será aberta em uma outra página
como usar o canva

» 2. Feche todos as páginas, a do modelo original e a cópia, vá para sua página inicial do canva, identifique o modelo editável → cópia de mídia kit editável  

» 3. Agora sim: pode editar seu modelo.

Referente as alterações:

» Alterando as imagens: Faça o upload das suas imagens (as referentes ao seu blog), coloque no template que você está editando e posicione como desejar.

» Alterando as cores: Clique na cor que deseja modificar, e faça a alteração para cor desejada.

Com um mídia kit bem feito você chama a atenção para seu trabalho, deixando o seu perfil muito mais profissional.

Alterando as seções do mídia kit:

» logo do blog: coloque seu logo ou imagem que você usa para cabeçalho, ou simplesmente, coloque o nome do seu blog, com uma fonte legal.

» sobre a influencer e sobre o blog: faça uma apresentação sobre você e sobre o seu blog, fale sobre seu nicho, temas que aborda.

» redes sociais: coloque os seus nomes de usuários, quantidade de seguidores. (Se quiser também é possível alterar os ícones pelo canva). 

» estatísticas: a sessão que eu considero uma das mais importantes, é nela que os anunciantes, vão entender qual o publico do seu blog, os assuntos de interesse, esses dados você consegue todos eles, acessando a página do google analytics.

Não tem uma manual com regras de como se criar um mídia kit, porém lembre-se de usar sempre a harmonia na criação.



Recomendo você usar o site pelo computador e não usar o aplicativo do canva, o site é profisional e tem mais recursos que o app.


ENCOMENDE SEU MIDIA KIT POR EMAIL:  MIICHELLE.PFZ@GMAIL.COM


Me siga no instagram » @michelleoliveirablog
Encontre mais dicas me seguindo no Pinterest » michelleoliveirablog

Tem mais dicas, duvidas, sugestões deixe nos comentários, vou amar falar com você!


7 comentários:

  1. Ual, amei Mih!
    Super explicativo e um design super fofo, te mandei um e-mail, quero um mídia kit personalizado você faz ?

    ResponderExcluir
  2. nao estou conseguindo editar poderia me eviar ?

    ResponderExcluir
  3. Você pode fazer um mídia kit pra mim?

    ResponderExcluir
  4. Oi, Michelle
    Adorei o artigo.
    Obrigada por compartilhar esse passo a passo.
    O Canva é uma excelente ferramenta e nos ajuda muito devido sua praticidade.
    Sucesso sempre!!!

    Vou Empreender e agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, fico feliz que tenha gostado *-*

      Sucesso pra você também ♥

      Excluir


Deixe a opção *NOTIFIQUE-ME* marcada, assim você é aviso quando eu responder seu comentário!


» Seja educado, e respeite os direitos dos outros, seus comentários são bem vindos. Com moderação!
» Aceito criticas, se forem dadas com educação, não me importo em publicá-las, criticas construtivas nos ajudam a crescer.





Subir