3 Dicas simples para evitar o estresse diário na pandemia - Michelle Oliveira

10 de abril de 2020

3 Dicas simples para evitar o estresse diário na pandemia

Sem dúvida o estresse está afetando muitas pessoas pela atual situação que estamos passando, o mal do momento essa pandemia que deixou quase o mundo todo em quarentena, sendo assim inevitável que começássemos a apresentar sintomas de estresse e ansiedade.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) o Brasil antes mesmo da pandemia do covid-19 já era o país com maior numero de pessoas com ansiedade, somando mais de 18 milhões de pessoas com esse problema, 9,3% da população convivem com transtorno de ansiedade e agora a tendência é piorar ainda mais diante do cenário que estamos vivendo. 

O estresse pode ser ampliado sempre que se requer uma adaptação ou mudanças nos hábitos, e é fato que o isolamento social e a disseminação do corona vírus tem aumentado as incertezas, medos e as crises de ansiedade, e é muito importante saber gerenciar todas as emoções afim de manter nossa imunidade alta, sendo comprovado que altos níveis de estresse causam a queda de imunidade.

Apesar da ansiedade ser uma resposta  natural do nosso organismo, algo essencial e fisiológico, em excesso acaba se tornando nociva a vida, aprender a controlar a ansiedade em meio a esse caos que estamos vivendo  é muito importante para evitar um grande transtorno mental e um impacto na saúde.

As incertezas batem na porta, quando tudo isso vai acabar? E meu emprego como fica? Meu negocio vai falir? Quando vou poder ver minha família? 

Tantas perguntas, nenhuma resposta e como aliviar essa ansiedade que doí o peito? Esse post tem como objetivo compartilhar dicas com você, que te traga calma e saiba que tudo isso vai passar, sabemos que no fundo e infelizmente todo mundo vai ser afetado pela crise, alguns mais outros menos, ninguém está 100% isento.

Dados da revista East Asian Arch Psychiaty dizem que entre 202 e 2003, quando o coronavírus causador da SARS  matou + de 800 pessoas no mundo, 42% das pessoas que sobreviveram desenvolveram algum tipo de transtorno mental. Mais da metade dessas pessoas sofreram com TEPT (transtorno de estresse pós-traumático).

3 Dicas simples para evitar o estresse diário na pandemia

1- Evite o bombardeio de informações, filtre o que realmente é importante:



Uma das principais causas da ansiedade nesse momento é o excesso de informações, realmente um bombardeio de noticias tantos verdadeiras como falsas, a mídia esta ai para nos trazer os dados e fatos sobre a pandemia e cabe somente a nós filtrar o que é melhor para nós. 

Em 2009 passamos por uma crise parecida como a de agora a H1N1 e naquele momento as pessoas não utilizavam tantos os smartphones como hoje apenas 14% da população usava dessa tecnologia em 2016 passava de 62% de usuários e nos dias de hoje temos mais de 230 milhões de usuários isso apenas no Brasil. 

Dá para perceber como hoje o excesso de informação pode piorar e muito as crises de ansiedade que já aumentou e muito.

Durante a quarentena evite ler matérias de fontes não confiáveis, não fique o dia todo em frente a televisão.

Veja bem não estou falando para que não tenha acesso a informações, pelo contrário:

Mantenha-se informado sobre o que está acontecendo na sua cidade, e tome as medidas preventivas, faça a sua parte para que não haja a propagação do vírus.
Estabeleça um horário para verificar as informações, procure ler de sites confiáveis como por exemplo OMS - Organização Mundial da Saúde, página da prefeitura da sua cidade e autoridades sanitárias local.

Cuidado com as informações que você compartilha, não compartilhe informações que não tem a certeza de ser real, verifique antes a veracidade da informação!

 Vamos todos fazer a nossa parte e não disseminar o pânico. 

Por mais que seja importante estar atento a todas as informações, coloque a sua saúde mental em primeiro lugar, não esqueça das fakes news que são compartilhadas a cada segundo, não acredite em tudo que lê. 


2- Seja Solidário 


As pessoas do grupo de risco, como os idosos estão precisando de uma atenção a mais nesse momento difícil, que tal usar um pouco do seu tempo para ajudar o próximo, exercite a empatia se coloque no lugar do próximo, vemos que várias atitudes solidárias estão viralizando pelo Brasil todo, o que vai te deixar mais feliz ? Ficar jogado o dia todo no sofá ou estender a mão e ajudar quem precisa? 

Com certeza, ajudar quem precisa, fazer uma boa ação... Se colocar no lugar do próximo faz com que se sinta melhor e também te dá a certeza que está fazendo a sua parte nessa luta.


3 - Veja sobre outros assuntos, não deixe o Coronavírus fazer parte dos assuntos o tempo todo


Logo nos primeiros dias que foi decretado o Isolamento Social o assunto dominante sempre que nos juntávamos em casa era o coronavírus, e confesso que sempre ficava irritada, pois a maioria dos assuntos sempre se tratava de informações que disseminava o pânico  ou fake news, o que mais vemos são noticias ruins, morte, riscos e dados mais que alarmantes.

Troque de assunto e conte histórias boas e alegres, assim como o vírus as emoções são contagiantes também, segundo estudos: rir faz com que aumente a circulação sanguínea, diminuindo os sintomas de ansiedade, ajudando a regular a atividade emocional. 

Se afaste da negatividade e também das pessoas negativas.

Acima de tudo quero te dizer que você não está sozinho. 
O isolamento social afeta a nossa saúde mental, faz com que as pessoas se sintam sozinhas, rejeitadas, e é importante saber que todos estamos passando por um momento mais que delicado, no qual precisamos ser fortes para passar por tudo isso. 

Enquanto isso não acaba cultive seus pensamentos positivos, ao acordar relaxe, faça um alongamento, exercite-se e agradeça. 
Mesmo passando o dia todo em casa, mantenha sua rotina de trabalho e estudos, não esqueça de fazer atividades relaxantes, assistir um filme, ler um livro, gaste energia.

Se necessário busque a ajuda de um profissional para passar por esse momento. 

Mantenha a calma, fique em casa, logo tudo isso vai passar.



Me siga no instagram » @michelleoliveirablog
Encontre mais dicas me seguindo no Pinterest » michelleoliveirablog

Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe nos cometários aqui abaixo ou entre em contato. Vou ficar muito feliz em receber uma mensagem sua.

Compartilhe esse post e espalhe a informação!













Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe a opção *NOTIFIQUE-ME* marcada, assim você é aviso quando eu responder seu comentário!


» Seja educado, e respeite os direitos dos outros, seus comentários são bem vindos. Com moderação!
» Aceito criticas, se forem dadas com educação, não me importo em publicá-las, criticas construtivas nos ajudam a crescer.



Subir