Babosa: benefícios para pele e cabelo - Michelle Oliveira

2 de outubro de 2019

Babosa: benefícios para pele e cabelo

A aloe vera mais conhecida como a babosa já é velha conhecida no meio das receitas caseiras para tratamentos de pele e cabelos, porem você conhece todos os benefícios dessa planta tão amada?

Aloe vera ou aloe succotrina é uma importante planta medicinal popularmente chamada de babosa, utilizada desde a antiguidade para meios estéticos e medicinais, oriunda do norte da Africa, planta suculenta do gênero aloe.

Há + de 6 mil anos atras a babosa era chamada de planta da imortalidade, seu nome popular babosa é dado pela sua baba gelatinosa, onde encontram-se mais de 200 especies de babosa catalogadas.
Mundialmente conhecida por suas propriedades fitoterápicas e estéticos.  



As pesquisas feitas em centros de pesquisas e universidades nos últimos anos que vem se intensificando nos estudos da babosa identificaram em seu gel componentes como: as vitaminas, A, B1, B2, B3, B5, B6 e C, zinco, cálcio, magnésio, sódio, potássio, selênio, mono e polissacarídeos, incluindo Acemanana, que é imunoestimulante.  

Antes de falar nos benefícios é importante dizer que:
A ANVISA proíbe e comercialização de sucos e outros alimentos industrializados contendo aloe vera em sua composição.

Segundo o parecer técnico da agência, faltam evidências científicas que comprovem a segurança da ingestão de babosa processada e há relatos de reações adversas. Além disso, não há um padrão na composição dos produtos alimentares industrializados a base de Aloe vera, pois existe grande diversidade na forma de plantação, cultivo e extração do gel da babosa. O uso tópico, em cosméticos e aplicações externas, é liberado.


Benefícios da babosa 


Hidratante: em sua parte interna a babosa possui a seiva mas popularmente chamada de "baba", tem poder regenerativo e acelerador das células da pele. Os ativos da planta potencializam as ações hidratantes e cicatrizantes, sendo assim é muito utilizada em loções e pomadas hidratantes.

Na pele a babosa atua acelerando a cicatrização da pele acneica, feridas, cortes e aranhões, erupções cutâneas.

Cicatrizante:  com sua ação cicatrizante, calmante e anti-inflamatória vários cosméticos e fitoterápicos já tem a babosa em sua formula, o ideal é que se for utilizar para essa função, é que tenha sido indicado por um medico.


Benefícios para o cabelo:


É tão certo que a babosa faz para os cabelos tanto que diversas marcas já utilizam a babosa em seus compostos, vamos intender como isso funciona.

A babosa possui 18 aminoácidos essenciais para a formação de proteínas além de vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13 e ainda conta com mais de 20 minerais sendo assim ficando conhecida como planta da beleza e saúde, pois seus benefícios vão bem além da estética.

Falando do potencial de hidratante, a babosa vai atuar na maciez do cabelo e maleabilidade.
Atua como um protetor solar capilar, cuidando do couro cabeludo protegendo dos raios UV, elimina caspas, auxilia no crescimento capilar.

Sim há vários outros benefícios assim falando porem como é proibido pela Anvisa produtos que contenham babosa, acho melhor não citar nada que seja relacionado a ingestão da babosa, já que a ingestão do mesmo pode ter diversos efeitos colaterais. 



Fontes de referencia:
  • PERIASAMY, Gomathi et al.. Cosmetic use of aloe vera - a review. World Journal of Pharmacy and Pharmaceutical Sciences. Vol.3. 442-449, 2014
  • QADIR, M. Imran. Medicinal and Cosmetological Importance of Aloe vera. International Journal of Natural Therapy. Vol.2. 21-24, 2009
  • KUMAR, K. P. Sampath et al.. Aloe vera : A Potential Herb and its Medicinal Importance . Journal of Chemical and Pharmaceutical Research. Vol.1. 21-27, 2010
  • DE AQUINO Eronita. Nutrição & Fitoterapia: Tratamento alternativo através das plantas. 2º. Brasil: Vozes, 2011. 72-75.



Me siga no instagram » @michelleoliveirablog
Encontre mais dicas me seguindo no Pinterest » michelleoliveirablog

Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe nos cometários aqui abaixo ou entre em contato. Vou ficar muito feliz em receber uma mensagem sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe a opção *NOTIFIQUE-ME* marcada, assim você é aviso quando eu responder seu comentário!


» Seja educado, e respeite os direitos dos outros, seus comentários são bem vindos. Com moderação!
» Aceito criticas, se forem dadas com educação, não me importo em publicá-las, criticas construtivas nos ajudam a crescer.





Subir