Como tratar poros dilatados ? - Michelle Oliveira

3 de outubro de 2019

Como tratar poros dilatados ?

Ter os poros dilatados é considerado um pesadelo por muitas pessoas, só quem tem sabe como é difícil lidar com eles, mesmo não sendo um problema grave ele é temido pois sempre é relacionado aos sinais de envelhecimento,  o que na minha visão estar envelhecendo é só mais um dos fatores que influenciam ter os poros dilatados. 


Todas as pessoas possuem poros, sim, são eles os responsáveis pelas eliminação de sebo e suor, no rosto temos por volta de 300 mil poros localizados na zona T, e a dilatação do mesmo é influenciada por alguns fatores que vamos ver nesse artigo.



O que são poros dilatados?


Preciso citar que ter os poros dilatados não representam um problema a saúde, e sim são essenciais para a saúde da pele.

Os poros são pequenas aberturas na pele por onde saem os pelos e também secreção das glândulas sudoríparas (liberação de suor) e glândulas sebáceas (liberação de sebo) que são responsáveis pela oleosidade da pele.

Como disse acima os poros são essenciais para a saúde da pele pois é pelos poros que as glândulas secretam sebo (oleosidade natural da pele) mantendo a pele hidratada e macia

Mas não é porque eles são essenciais que queremos ser lembrados deles a todo momento que nos olhamos no espelho certo? 

Porque os poros ficam mais aparentes em algumas situações?

Os poros ficam maiores, mais dilatados quando a pele está "entupida" de óleo, genética e idade são dois fatores de grande influencia para se ter poros dilatados, pois com o passar do anos, os danos que o sol causa a pele + a perda da elasticidade e colágeno a pele engrossa, assim a borda dos poros ficam maiores, deixando a aparência dos poros ainda maiores.
Pessoas que tem a pele oleosa tende naturalmente a ter os poros mais dilatados.

Como tratar e prevenir o aumento dos poros dilatados?


Infelizmente não há como eliminar os poros, reduzir em 100%, mas podemos com cuidados reduzir e minimizar a aparência dos mesmos, por exemplo quando realizamos a esfoliação da pele, ocorre a remoção das células mortas, com esse procedimento a pele fica limpa e mais lisa visualmente uniforme, fazendo com que os poros aparentem ser menores.

Embora isso não seja uma medida permanente você consegue obter o resultado que deseja, com a pele limpa os poros retornam ao tamanho normal, esteticamente ficam menos aparentes. 

O uso de vitamina C  tópica e ácido retinoico (com porcentagem baixa para aplicação noturna home care) melhoram a aparência da pele, são antioxidantes que estimulam a produção de elastina  e colágeno  ao mesmo tempo que 'afrouxam' a sujeira (óleo) dos poros.

Todo tratamento de ver indicado por um dermatologista, que é o profissional que trata os problemas relacionados a pele. 

Avanços em tratamentos estéticos e dermatológicos desenvolveram tratamentos diversos para tratar os poros dilatados.

Luz pulsada: Também chamada de fotofacial, é um procedimento de 30 minutos a sessão onde intensos pulso de luz que são usados para penetrar a pele. 

Essa luz intensa (IPL) faz com que os vasos sanguíneos e o colágeno que estão abaixo da epiderme se contraiam, assim temdo a redução dos poros dilatados, linhas de expressão de vermelhidão.
O resultado já é visível nas semanas seguintes ao tratamento.


Microagulhamento: Técnica que estimula a produção de colágeno.

Os resultados com a aplicação do microagulhamento para cicatrizes de acne e poros dilatados são promissores: um estudo de 2015 no Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology mostrou “um notável aumento na aparência da pele, cicatrizes pós-acne e satisfação do paciente” em todos os 10 pacientes após um tratamento com 6 sessões. E enquanto os lasers são mais propensos a causar hiperpigmentação acidental em tons de pele mais escuros, o microagulhamento não. 


Esfoliação química: Esse produto para a esfoliação química deve ser indicado por um dermatologista, produto composto por ácidos, o qual faz a remoção de células mortas, desprendendo-as da pele, fazendo com que a pele tenha uma melhor textura.

Microdermoabrasão: Consiste no uso de pequenos cristais, que quando entram em contato com a pele promovem uma leve esfoliação, nesse mesmo processo um procedimento a vácuo remove as células morta e aspiram o óleo que vem a obstruir os poros. 

Hidratação: Sempre em cuidados com a pele você verá a hidratação, sim as pessoas acham que porque a pele é oleosa não é necessário hidratar, ignorar a parte de hidratação da pele é uma grande erro.


Uma coisa que escuto diariamente é que água gelada fecha os poros MITO

Vamos intender isso: Água quente expande os poros? sim, porem o resultado é temporário e não permanente.

Água morna vai expandir e dilatar os poros, o que facilita a limpeza da pele, por isso sempre antes dos procedimentos é aplicado uma toalha morna ou vapor no rosto, vai facilitar a remoção de cravos e outros procedimentos estéticos

Água gelada fecha poros? Não, vai reduzir e minimizar a aparência dos poros, a água gelada tem o efeito oposto da água quente, sendo assim vai contrair, reduzir o tamanho dos poros.

Assim que a pele voltar a temperatura normal, o poros também terão esses efeitos perdidos.

Me siga no instagram » @michelleoliveirablog
Encontre mais dicas me seguindo no Pinterest » michelleoliveirablog

Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe nos cometários aqui abaixo ou entre em contato. Vou ficar muito feliz em receber uma mensagem sua.

Compartilhe esse post e espalhe a informação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe a opção *NOTIFIQUE-ME* marcada, assim você é aviso quando eu responder seu comentário!


» Seja educado, e respeite os direitos dos outros, seus comentários são bem vindos. Com moderação!
» Aceito criticas, se forem dadas com educação, não me importo em publicá-las, criticas construtivas nos ajudam a crescer.





Subir