Como tratar a pele seca - Michelle Oliveira

1 de outubro de 2019

Como tratar a pele seca

Ter a pele seca é a consequência de vários fatores desde o clima da onde você vive, como os produtos que você utiliza na  sua pele.
Saiba que ter a pele seca é algo bastante comum e quase sempre não é nenhum problema sério, e sim de fácil tratamento. 

Hoje vamos entender mais sobre o ressecamento da pele e como tratar a pele seca. Mesmo sendo muito comum encontrar pessoas com a pele seca, ainda somos rodeados de dúvidas sobre como realizar o tratamento da pele seca e melhorar seu aspecto.

pele seca como cuidar

O que é a pele seca?


É a pele que tem um desiquilíbrio nas glândulas sebáceas, sendo elas as responsáveis pela produção da quantidade de óleo para manter a hidratação correta da pele, dentre esse desiquilíbrio também tem outros fatores que impedem a hidratação da pele de forma natural como genética, alterações hormonais, clima, entre outros, sendo esse tipo de pele reativo, não somente afetando a pele do rosto mas também outras partes do corpo.

Características da pele seca:


Descamação, vermelhidão, textura escamosa, sensação de pele repuxando após o banho, coceira, rachaduras na pele que podem ser leves, moderadas ou severas, feridas.

É importante dizer que quando falamos em pele seca não somente falamos da pele do rosto, como já citei acima a pele seca afeta diversas áreas do nosso corpo.

Causas da pele seca:


Na maioria das vezes a pele seca está ligada a rotina e como a pessoa se cuida.

Banhos longos e na água quente contribuem para a pele ficar ressecada, assim como as mudanças climáticas, sabonetes impróprios para seu tipo de pele ou muitos esfoliantes.

Entre essa causas temos também o envelhecimento, dermatite, psoríase, medicações diuréticas, hipertiroidismo e hipotiroidismo.  

Como tratar a pele seca?


Grande parte dos problemas com a pele seca podem ser resolvido em casa com receitas caseiras mesmo, porem quando o problema é mais severo na sua pele é necessária a avaliação dermatológica.

Quando devo procurar um médico? 

O ressecamento da pele e a coceira atrapalham o sono;
a vermelhidão está severa;
a pele não melhora apesar de todos os cuidado que você tem com ela, 
pele com machucados ou feridas.
  

No geral os casos de pele seca são tratadas com hidratantes que tenham em sua composição ácido lático/ e ou ureia em casos mais sérios com tratamento indicado por um especialista, ele pode recomendar formulas especias de acordo com seu problema e formulas manipuladas. 

A concentração minima indicada de ureia mesmo para peles menos secas são de 5%, as que estão em estado mais alterado de ressecamento tem produtos com concentração de 10% ureia para mais. 

Os hidratantes devem restaurar o equilíbrio de umidade nas camadas superiores da pele.

O FHN (fatores de hidratação natural) compostos como ureia e lactato tem como função fixar a umidade no extrato córneo ou na camada superior da pele.

Qual o melhor hidratante para pele seca? 


Para hidratar a pele do rosto é necessário que seu hidratante seja potente, como por exemplo um creme facial prebiótico principalmente os enriquecidos com vitamina B3 e ceramidas.

Se sua pele não é seca e apenas está apresentando sintomas de desidratação use hidratantes mais leves, porem potentes. Um exemplo de creme potente é o que tem em sua composição o acido hialurônico. 


Confira os principais ativos hidratantes: 

» Vitamina E
» Vitamina B3
» Manteiga de karité 
» Acido hialurônico 
» Pantenol
» Água termal 
» Glicerina
» Ceramidas 
» Nicotinamida 


Rotina de cuidados para manter a pele hidratada:


Limpe o rosto com uma solução micelar, lave o seu rosto com um produto ideal para a limpeza do seu tipo de pele, enxugue suavemente com uma toalha macia e sem esfregar a sua pele, aplique um hidratante potente e de rápida absorção da pele, finalize com o protetor solar.



Nota: esse post possui caráter informativo não despensa a avaliação de um dermatologista.


Me siga no instagram » @michelleoliveirablog
Encontre mais dicas me seguindo no Pinterest » michelleoliveirablog

Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe nos cometários aqui abaixo ou entre em contato. Vou ficar muito feliz em receber uma mensagem sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe a opção *NOTIFIQUE-ME* marcada, assim você é aviso quando eu responder seu comentário!


» Seja educado, e respeite os direitos dos outros, seus comentários são bem vindos. Com moderação!
» Aceito criticas, se forem dadas com educação, não me importo em publicá-las, criticas construtivas nos ajudam a crescer.





Subir