VITAMINA C - Quais os benefícios para a pele? - Michelle Oliveira

22 de outubro de 2019

VITAMINA C - Quais os benefícios para a pele?

Sabemos que a vitamina C é uma grande aliada da nossa saúde, e vem se destacando como um novo ingrediente nos dermo cosméticos, tanto que já temos os mais variados produtos disponíveis no mercado, as marcas nacionais e importadas estão sempre investindo nas novidades e não seria diferente com a vitamina C.

Sempre usada para prevenir os resfriados, e proteger o sistema imunológico,agora é usada também para obter a tão sonhada pele perfeita

Nesse post quero te mostrar os benefícios da vitamina C para a pele e como você pode utilizar, vai ser um leitura extensa, mas valiosa... Não pare por aqui!
confira os benefícios da vitamina C para a pele


Ácido ascórbico ou ascorbato mais popularmente chamado de Vitamina C, é um nutriente essencial para o nosso organismo, porem os seres humanos são um dos únicos mamíferos que não sintetizam a vitamina C sozinho, por isso ele deve ser fornecido/incluído na nossa dieta.

Como não possuímos a capacidade de produção da vitamina C diretamente dentro do nosso organismo como já citado acima, buscamos implementar na nossa alimentação, sendo ela rica em frutas cítricas, vegetais folhosos ou através de suplementos orais.

Falando quimicamente o ascorbato (Vit.C) é um carboidrato simples, similar a estrutura dos açucares, mas diferente da glicose, possui um componente estrutural incomum  e com forte reação, chamado de grupo ene-diol com tem características únicas responsável pela sua atuação na química biológica.  

A nossa pele e a vitamina C


Esse nutriente não é vital apenas no interior do nosso organismo, então também é encontrada nas camadas  pele , sendo elas:

► Epiderme: É onde encontramos os melanócitos, responsáveis pela produção do pigmento melanina, é camada externa e superior da pele, é altamente celular e tem a função de barreira. 

► Derme: Onde é encontrado os fibroblastos, responsáveis pela produção de colágeno, é a camada mais profunda da pele, sua função é manter a resistência e elasticidade, sendo o apoio nutricional da epiderme.

Quando ocorre a exposição em excesso a luz UV, fumaça, ozônio  e poluentes a Vitamina C acaba sendo comprometida na derme e epiderme .
Um dos fatores que levam a perda de Vit. C também é o envelhecimento, esse sendo um processo natural de todo ser vivo. 

O transporte da vitamina C no organismo ocorre através da corrente sanguínea, as proteínas que realizam esse transporte é encontrada em todas as camadas da pele, sendo os queratinócitos os que são atamente capaz desse transporte. 

 Benefícios da Vitamina C


► antioxidante
► produz colágeno
► protege contra raios solares 
► suaviza linhas de expressão 
► função clareadora
► aumenta a maciez da pele

1.Vitamina C ação antioxidante 

Um dos grandes vilões quando o assunto é cuidados com a pele são os radicas livres responsáveis por flacidez, rugas  e outros sinais de envelhecimento e são produzidos pelas próprias células do corpo, porem e exposição a fontes externas podem aumentar a produção desses radicais.

Sendo  a vitamina C um potente antioxidante ela neutraliza os radicais, isso porque ela fornece elétrons que realiza essa neutralização, regenera os níveis de alfa-tocoferol (vitamina E)  aumentando ainda mais a função de neutralizar os radicais livres.

2. Vitamina C agindo como colágeno

O colágeno é o principal componente estrutural da pele sendo ele um proteína, responsável pelo fortalecimento da pele, vendo que com o passar do tempo e da maneira que vamos envelhecendo a tendencia é decair  essa produção no organismo, diminuindo a elastina, uma outra proteína. 

A vitamina C vai promover a sintase quantitativa do colágeno, assim como alteração nas moléculas do colágeno, o ascorbato vai fazer com que a pele parece mais jovem e firme, mantendo o aspecto saudável.


3. Vitamina C ação protetora de raios solares

Primeiro vamos deixar claro que a Vitamina C não é protetor solar e nem deve ser usada como, veja bem, ela tem ação protetora, mas não absorve os raios UVA e UVB.
Porem a vitamina C  tem ação limitadora ao dano induzido pela exposição a luz ultravioleta, devida a sua função antioxidante que protege a pele dos radicais livres.

4. Vitamina C ação clareadora

Com o passar dos anos a pele pode ser caracterizada pela hiperpigmentação isso significa que as manchar que já estão na pele podem se tornar ainda mais escuras, esse escurecimento deve se a melanina depositada em excesso na pele.

O uso tópico da vitamina C tem a ação de desbotar as manchas escurar e clarear a pele.


Posso usar vitamina C mesmo tendo a pele seca? 

VITAMINA  C - BENEFICIOS PARA A PELEEstudos apontam que ainda não são claros os efeitos da vitamina C no ressecamento da pele, algumas das pesquisas que li dizem que o uso da vitamina C em pele seca  afeta a perda de água transepidérmica pois ela promove a síntese lipídica na barreira, que é o que estabelece um estrato córneo funcional com baixa permeabilidade da água, já outros estudos dizem o contrário,  ponto de vista interessante para ficarmos de olho. Sendo assim não fica definido os efeitos do  uso da Vitamina C na pele seca. 


Me siga no instagram » @michelleoliveirablog
Encontre mais dicas me seguindo no Pinterest » michelleoliveirablog

Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe nos cometários aqui abaixo ou entre em contato. Vou ficar muito feliz em receber uma mensagem sua.

Compartilhe esse post e espalhe a informação!



Referencias:

Shindo Y, Witt E, Han D, Epstein W, Packer L. Enzymic and non-enzymic antioxidants in epidermis and dermis of human skin. J Invest Dermatol 1994;102:122-124.  (PubMed)

ampos PM, Goncalves GM, Gaspar LR. In vitro antioxidant activity and in vivo efficacy of topical formulations containing vitamin C and its derivatives studied by non-invasive methods. Skin Res Technol 2008;14:376-380.  (PubMed)

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe a opção *NOTIFIQUE-ME* marcada, assim você é aviso quando eu responder seu comentário!


» Seja educado, e respeite os direitos dos outros, seus comentários são bem vindos. Com moderação!
» Aceito criticas, se forem dadas com educação, não me importo em publicá-las, criticas construtivas nos ajudam a crescer.





Subir