Reeducação alimentar - O que é, e como fazer? - Michelle Oliveira

12 de novembro de 2019

Reeducação alimentar - O que é, e como fazer?

Emagrecimento sempre é um assunto muito pesquisado, porém não explicado tão a fundo, o que eu vejo muito são pessoas vendendo o corpo perfeito com dietas malucas e medicamentos que podem sim te ajudar a emagrecer por um tempo e depois ter um efeito rebote e pronto, tudo que eliminou é recuperado e em maior quantidade.

No post de hoje vamos falar sobre a reeducação alimentar, que é: a modificação dos hábitos alimentares diários e o comportamento em relação a alimentação.

A reeducação alimentar consiste em 3 passos simples: reeducar, reaprender e recomeçar...

Antes de começar o seu processo de emagrecimento lembre-se não foi em um dia que você engordou todos os quilos que deseja eliminar, logo não vai ser em um mês que você vai  perder.

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR -  O QUE É, MUDANDO HÁBITOS

O que é a reeducação alimentar?

É a mudança nos hábitos diários de alimentação, utilizada para mudar a forma como nos alimentamos no dia a dia.
A ideia é não ter restrição de alimentos e sim comer de forma moderada e consciente

Ao contrário de dietas mais restritivas como dieta dukan e low carb a reeducação alimentar  é o ideal para quem quer atingir o peso ideal sem tanto sofrimento.

O ato de restringir alimentos para quem não tem esse costume é um grande sacrifício que pode fazer a pessoa desistir do processo em segundos, e essa não é a ideia quando falamos em mudança de hábitos alimentares e emagrecimento saudável. 

Reeducação é ver os alimentos com outros olhos e saber escolher suas versões mais saudáveis, as que possam ser aproveitadas pelo nosso organismo.

Não vamos confundir DIETA  com REEDUCAÇÃO ALIMENTAR.


Dieta sem orientação de um profissional pode fazer com que você perca nutrientes essenciais para o corpo acarretando sérios problemas de saúde. 
Na reeducação você pode até evitar alguns alimentos, mas o principal objetivo é ter a alimentação mais saudável. 

Como começar a reeducação alimentar?


Começar a reeducação alimentar requer determinação e organização, se puder faça uma planilha e anote os horários de intervalo nos quais você vai se alimentar e organize suas refeições.

Como você vai começar uma nova rotina alimentar, prepare para mudar seus pensamentos, e seu cardápio, foque na qualidade daquela refeição e não coma apenas por prazer, permita-se ter uma refeição livre na semana, uma refeição e não o dia todo!

Coma devagar: mastigue mais, assim você dá tempo para o seu cérebro assimilar a alimentação e dar o sinal de "saciedade" mais rápido. Quando você come rápido de mais e não mastiga direito o famoso comer correndo, você engole alimentos que não foram totalmente triturados, dando trabalho ao seu organismo para fazer a digestão, podendo ter uma grande indigestão.


Estudos na área da nutrição mostram que a pessoa equilibrada nutricionalmente tem a menos chance de desenvolver doenças físicas e mentais.

A reposição dos nutrientes, bem como o uso de dietas ricas em substâncias como vitaminas, antioxidantes, oligoelementos, minerais, micro e macro nutrientes, que participam e controlam ativamente todas as reações químicas do organismo, são imprescindíveis para a manutenção da vida e da saúde.


Mudando hábitos:

» evite a ingestão de líquidos durante a refeição;
» alimente-se devagar e mastigue muito bem seu alimento;
» beba bastante água durante o dia; 
» evite alimentos processados;
» evite refrigerantes, bebias alcoólicas, alimentos, gordos: frituras, lanches e etc...

Lembre-se de unir a sua alimentação à outras práticas saudáveis melhorando sua qualidade de vida e bem-estar. 

A mudança toda começa por você, mesmo tendo o acompanhamento do melhor profissional, nada vai adiantar se você não mudar a forma como vê os alimentos e sua alimentação, tem que partir de você a vontade de mudar, o profissional vai ter auxiliar com todo o conhecimento que ele possui, mas é você que vai realizar todo o processo, você é a chave de tudo. 

Então respira fundo, se joga com foco e olá vida saudável! 


Me siga no instagram » @michelleoliveirablog
Encontre mais dicas me seguindo no Pinterest » michelleoliveirablog

Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe nos cometários aqui abaixo ou entre em contato. Vou ficar muito feliz em receber uma mensagem sua.

Compartilhe esse post e espalhe a informação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe a opção *NOTIFIQUE-ME* marcada, assim você é aviso quando eu responder seu comentário!


» Seja educado, e respeite os direitos dos outros, seus comentários são bem vindos. Com moderação!
» Aceito criticas, se forem dadas com educação, não me importo em publicá-las, criticas construtivas nos ajudam a crescer.





Subir