Ácido hialurônico - Guia completo - Michelle Oliveira

14 de novembro de 2019

Ácido hialurônico - Guia completo

Nesses últimos anos tivemos grandes avanços em técnicas não invasivas de rejuvenescimento facial com um grande destaque para o ácido hialurônico, substância que vem sendo bastante citada no universo da beleza.

Mesmo o ácido hialurônico sendo uma substancia natural do organismo presente na camada cutânea  com o tempo ocorre a diminuição da produção , o que faz com que aumente a incidência de linhas de expressão, rugas e flacidez por isso a importância da reposição dessa substância. 


O Ácido Hialurônico é encontrado em todos o órgãos do corpo em diferentes quantidades, e 56% está presente na pele, sendo que no organismo ela é responsável por forma dos olhos, lubrificação articulações e volume da pele. 


Falando quimicamente sobre o Ácido Hialurônico:

O ácido hialurônico (AH) é um polissacarídeo linear de alta massa molar pertencente à família dos glicosaminoglicanos e consiste em unidades dissacarídicas polianiônicas de ácido D-glicurônico (GlcUA) e N- acetil-glicosamina (GlcNAc) unidas alternadamente por ligações β (1→3) e β (1→ 4)
(Chong, 2004).


Na pele sua função é ligar-se a água mantendo a tonicidade e elasticidade dos tecidos.
Ácido hialurônico - Guia completo + benefícios comprovados
foto:Getty Images/iStockphoto

Qual a função do ácido hialurônico?


Promove uma maior sustentação e hidratação da pele, evitando linhas e sinais de expressão, revitaliza a pele deixando-a mais viçosa , e por ser um componente natural do organismo dificilmente vai apresentar rejeição.
Juntamente com o colágeno e a elastina mantém a sustentação e elasticidade do nosso maior órgão .

publicidade

COMO USAR ACIDO HIALURONICO

Porque usar ácido hialurônico?


Mesmo sendo uma substancia natural do organismo em média é a partir dos 25 anos de idade que o corpo começa a apresentar uma baixa na produção de AH, com isso começa a aparecer as temidas marcas de expressão na pele.

A medida que se envelhece a pele perde ácido hialurônico ficando mais seca, e gradualmente começa a perda da elasticidade, é nessa fase que indicado começar o uso do AH para repor as perdas.

Apesar de ser natural algumas contraindicações são apresentadas no uso para preenchimento com o ácido hialurônico nos seguintes casos:

  • »Gravidez e amamentação;
  • »Distúrbios da coagulação sanguínea;
  • »Processos inflamatórios nas áreas a serem tratadas;
  • »Antecedentes de doenças do colágeno;
  • »Hipersensibilidade a os componentes do produto, como os componentes aviários e bacterianos.

Quais as formas de aplicação do ácido hialurônico?

Suas formas de aplicação pode sem desde a ingestão de capsulas, uso tópico como em séruns e  injetáveis sendo essa a aplicação feita por um profissional especializado. 

→ Capsulas com ácido hialurônico: Uso apenas recomendado por um dermatologista no qual vai indicar o tempo de tratamento, o mais comum é não ultrapassar os 3 meses. 
Atuam ajudando na reparação dos tecidos e elasticidade, previne e retarda o aparecimento de rugas mais profundas.
O uso das capsulas também é feito nos caso de tratamentos das articulações e ocular.  

→ Cremes e séruns com ácido hialurônico: Atua na retenção de água na pele, mantendo a fortemente hidratada aparentando ser mais firme e lisa. 
A aplicação de creme com AH raramente da alergias, mas já foram relatados casos de coceira e vermelhidão na pele.

→ Preenchimento facial com ácido hialurônico (injetável): Como o nome mesmo já diz a aplicação é feita em lugares específicos do rosto, neste procedimento o AH é usado na forma gel e é injetado na pele através de picadas no local onde é feita uma anestesia local para evitar as dores e incomodo do procedimento que leva em torno de 30 minutos. 

O preenchimento pode ser realizado em uma área isolada do rosto sendo a que mais incomoda o paciente, ou em mais de uma área para ter mais harmonia.

Durabilidade do tratamento:

A durabilidade tem a variação de 8 meses a 1 ano, levando em consideração que os esfeitos podem ser menores ou maiores em decorrência de : 

» idade cronológica
» material e técnica utilizada pelo profissional
» hábitos alimentares e pessoais
» doenças.


Complicações resultantes do uso de ácido hialurônico no preenchimento facial:

Mesmo sendo um procedimento minimante invasivo na aplicação é importante ressaltar que pode também  apresentar complicações transitórias, estéticas ou localizadas:

Transitórias: Edema, dor moderada, sensibilidade no local da aplicação, hematomas, vermelhidão e inchaço, essa são complicações que se resolvem em até 14 dias. 

Estéticas: manchas no local da aplicação, eritema, assimetria, hipercorreção.

Localizadas: Infeções virais, fúngicas e bacterianas, reativação do vírus da herpes labial, necrose e isquemia.



área de divisão para aplicação de AH
foto:Tamura, B. M (2013
  

A face dividida em 21 regiões, para adequação das áreas em que são realizados preenchimentos: frontal (1), temporal (2), glabelar (3), supercílio (4), pálpebra superior (5), pálpebra inferior (6), nasociliar (7), sulco nasojugal (8), sulco palpebral lateral (9), nasal (10), malar (11), zigomática (12), fossa canina (13), sulco nasolabial (14), lábio superior (15), lábio inferior (16), bochecha (17), pré-auricular (18), sulco lábiomentual (19), mentual (20), região mandibular posterior (21) (borda anterior do masseter até o ângulo da mandíbula) e região mandibular anterior (entre o sulco melolabial e a borda anterior do masseter). Os limites dessas áreas estão representadas na figura acima.
(TAMURA, 2013)


Após a realização do procedimento é recomendado que não haja a exposição solar durante a fase com hematomas, para não ocorrer o aparecimento de manchas na pele.
Me siga no instagram » @michelleoliveirablog
Encontre mais dicas me seguindo no Pinterest » michelleoliveirablog

Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe nos cometários aqui abaixo ou entre em contato. Vou ficar muito feliz em receber uma mensagem sua.

Compartilhe esse post e espalhe a informação!


REFERENCIAS DE ESTUDO PARA ESSE ARTIGO:



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe a opção *NOTIFIQUE-ME* marcada, assim você é aviso quando eu responder seu comentário!


» Seja educado, e respeite os direitos dos outros, seus comentários são bem vindos. Com moderação!
» Aceito criticas, se forem dadas com educação, não me importo em publicá-las, criticas construtivas nos ajudam a crescer.





Subir