Cronograma capilar - Guia Completo - Michelle Oliveira

14 de fevereiro de 2020

Cronograma capilar - Guia Completo

Um assunto muito falado no meio da beleza quando se diz em  tratamento e recuperação dos cabelos  é o cronograma capilar, e mesmo sendo um assunto muito pesquisado segundo o ubersuggest são mais de 135,000 pesquisas sobre o assunto no mês, esse tema ainda gera muitas duvidas, então resolvi trazer esse guia completo sobre cronograma capilar.

Para quem é indicado o cronograma capilar?
É indicado para todo tipo de cabelo, independente de curvatura e textura, já que todos os tipos de cabelo sofrem de problemas externos do dia dia, por isso o tratamento é o ideal para que se recupere  a  saúde dos fios. 

GUIA DO CRONOGRAMA CAPILAR

Para seu cabelo crescer saudável é necessário a manutenção de corte a cada 3 meses? Tenho certeza que você já escutou isso por ai, ou até mesmo fala para as pessoas, MITO...O seu cabelo só cresce saudável se você cuidar dele da raiz até as pontas.

Para obter o crescimento saudável dos cabelos  além da rotina de tratamento dos fios a que chamamos de cronograma capilar, você também deve manter uma alimentação equilibrada, e é nesse conjunto de tratamentos que é possível ter o cabelo dos sonhos.

Cronograma capilar é uma rotina composta por hidratação, nutrição e reconstrução, esses produtos são responsáveis por repor os nutrientes que mantem os fios saudáveis. 

Então é só lavar o cabelo com produtos que a função seja, hidratar, nutrir e reconstruir e meus cabelos já serão 100% saudáveis?  A resposta é NÃO...

Antes de iniciar o cronograma capilar e sair comprando tudo por ai devemos intender a necessidade dos fios, e do que ele precisa mais, para isso você pode fazer um teste simples, o teste de porosidade.


Teste de porosidade capilar



No teste de porosidade é possível definir o quanto o cabelo consegue absorver a água e as substancias dos produtos, e ela pode ser alta, media ou baixa, e cada uma é tratada com tratamentos específicos.

» Como testar a porosidade dos fios

Pegue um copo com água e um fio de cabelo, pode ser um que ficou preso em algum acessório de cabelo ou dá própria escova de cabelo, é importante que o fio esteja limpo para o teste.

No copo coloque aguá filtrada e o fio de cabelo limpo, deixe lá por 10 minutos...

» Identificando a porosidade capilar

Porosidade Alta: Fio no fundo do copo
Porosidade média: Fio no meio do copo e não afundou
Porosidade baixa: Fio boiou e ficou na superfície do copo.
teste de porosidade

Como tratar cada tipo de porosidade capilar?


Assim como eu pensava que baixa porosidade é o ideal para manter um cabelo saudável e que estando baixo seria de maior absorção o tratamento, várias pessoas tem esse mesmo pensamento, mas saiba que um cabelo com a porosidade baixa ou nada poroso é muito mais difícil dos fios absorverem água e tratamento, isso porque as cutículas estão totalmente fechadas a passagem.

O ideal para que o cabelo receba o tratamento corretamente é que a porosidade seja média, esse é um tipo onde o cabelo é considerado saudável.

Etapas do cronograma capilar e suas funções


Hidratação → cabelo com baixa porosidade: quando as cutículas estão fechadas, cabelos sem brilho, armado e ressecado. 

Nutrição → cabelo com média porosidade: os fios estão saudáveis e conseguem absorver os tratamentos, mas mesmo saudável apresentam frizz e aspecto poroso.

Reconstrução → cabelo com alta porosidade: fios porosos, fino e quebradiços, ou com agressão química. 

Hidratação: 

Um dos procedimentos capilares mais conhecidos no mundo é a hidratação, quando se pensa em cuidar dos cabelos, logo vem a mente hidratar.
A hidratação  responsável pela reposição de água e nutrientes essenciais que são perdidos durante o dia dia, e esses compostos são responsáveis em manter o cabelo com brilho e maleável.

Nutrição: 

Responsável pela reposição de lipídios nos fios, para quem não sabe lipídios são gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas, fazendo assim uma  camada de proteção para os fios.  Cabelos cacheados e crespos tem uma maior tendência a ter fios mais ressecados, já que a curvatura do fio impede que esse óleo chegue até as postas do cabelo.

Reconstrução:

A reconstrução é a responsável pela reposição de proteína nos fios, especialmente a queratina, é a etapa de maior potência do cronograma capilar, e deve ser feita nos fios se tiver a real necessidade de reconstrução dos fios. Fios elásticos e extremamente danificados por químicas que precisam recuperar massa capilar. 

 Como montar o cronograma capilar:

Agora que você já sabe identificar o que o seu cabelo precisa com base no teste de porosidade vamos montar um cronograma.

É importante lembrar que todos os processos devem tem um intervalo de no minimo 48 horas de intervalo entre uma etapa e a outro.

Esse esquema é uma base para que você possa adaptar o cronograma a sua rotina capilar e ver do que mais seu cabelo precisa, esse esquema serve de orientação para  as pessoas que nunca fizeram um cronograma capilar, espero que essas dicas possam ajudar você a recuperar seu cabelo, e manter o tratamento adequado. 

Me siga no instagram » @michelleoliveirablog
Encontre mais dicas me seguindo no Pinterest » michelleoliveirablog

Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe nos cometários aqui abaixo ou entre em contato. Vou ficar muito feliz em receber uma mensagem sua.

Compartilhe esse post e espalhe a informação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe a opção *NOTIFIQUE-ME* marcada, assim você é aviso quando eu responder seu comentário!


» Seja educado, e respeite os direitos dos outros, seus comentários são bem vindos. Com moderação!
» Aceito criticas, se forem dadas com educação, não me importo em publicá-las, criticas construtivas nos ajudam a crescer.





Subir