Organizar finanças - 5 dicas para se organizar financeiramente em 2020 - Michelle Oliveira

20 de fevereiro de 2020

Organizar finanças - 5 dicas para se organizar financeiramente em 2020

Organizar finanças e manter em dia é o sonho de muitas famílias, se você vive lendo sobre organizar finanças,  baixa aplicativos para organizar finanças, controle de gastos, planilha financeira,  e mesmo assim ainda não consegue se organizar esse post é especialmente para você, ele contém dicas valiosas e que funcionaram para mim.

Vamos lá...

Organizar as finanças é uma tarefa que exige dedicação, foco e paciência, a falta de planejamento financeiro traz muitos problemas para um lar, e quem não consegue controlar o dinheiro sempre acaba se enroscando e: 

» se enrolando em dividas, cartões, empréstimos e juros altos;
» acaba gastando mas que podia e devia ;
» piora a situação chegando cada vez mais ao fundo do poço financeiramente;
»com dividas ocorre também o abalo emocional por não conseguir manter a ordem pessoal. 

Citando apenas alguns itens já é possível ver o porque é importante e essencial manter a organização das finanças.

continua depois da publicidade


Fugir de bola de neve financeira e encontrar a estabilidade financeira não é extremamente complicado, veja como é simples cuidar das finanças pessoais da maneira correta, encontrar o equilíbrio financeiro.



A palavra ideal quando se fala em organização financeira é planejamento.


Antes de começarmos faça um teste rápido: pegue papel e caneta e anote seus ganhos e suas despesas, veja a diferença dos valores que entrou com as diferenças dos valores que sairão, e se o seu resultado for negativo, ou seja; gastou mais que ganhou é sinal que você terá problemas financeiros.

Sem desespero... Hora de começar a mudar a realidade da sua situação financeira!

Organizar finanças


5 dicas para se organizar financeiramente em 2020


1 - Descubra o quanto você gasta mensalmente - anote por categorias 

Anote todas as suas despesas mensais: comece pelas despesas essenciais que são aquelas que mantem o funcionamento da sua casa e seu, ou seja gastos que são fixo e não sofrem alteração de um mês para o outro, por exemplo: aluguel, internet, planos de saúde e odontológico, e as variáveis, as que se alteram de acordo com seu consumo: luz, aguá, gás.

Como ninguém é igual a ninguém, determine quais despesas são essenciais para seu dia-dia.

Agora que você já consegue identificar o valor necessário para que consiga manter suas despesas em dia, reserve do seu pagamento o valor que cubra essas despesas.

Dica: Tenha o dia orçamentário, nesse dia você vai anotar todas as despesas que precisa pagar, tais como todos os seus ganhos, para que seja feito o equilíbrio financeiro.
A organização começa quando você assume as rédeas do seu orçamento, e não se deixa controlar por ele, você controla o dinheiro, não deixa que ele te controle.

Meu orçamento passou a ficar sobe meu controle quando comecei anotar e separar os valores para pagamento de cada conta, não correndo o risco de esquecer algo importante e caindo em juros e encargos. 

Honrando os compromissos financeiros e ficando no controle

2- Planejando cada passo seu - Definindo prioridades 

Tenho certeza absoluta que você que está aqui lendo esse post é uma pessoa cheia de sonhos e metas, e sabe que para realiza-los e alcançar seus objetivos sua vida financeira deve estar organizada, vendo que praticamente tudo que desejamos depende de estar estabilizado financeiramente ou seja ter dinheiro sobrando. 
Ainda sou adepta ao papel e caneta para anotações, tenho um caderno para isso, por mais que existam vários aplicativos para organizar finanças, planner financeiro, tabelas e afins, eu ainda uso o bom e velho caderno de anotações, mas vai de cada um, se preferir usar qualquer outro meio se joga, o importante é planejar.

Seu futuro depende exatamente de como você está agindo no presente.

Se seu orçamento estiver desequilibrado, vamos começar a ver o que são gastos superfulos e que sim dá pra cortar até conseguir se estabilizar.
Viagens, passeios, idas ao restaurante, podem esperar um pouco não podem?  Defina sua prioridade e lembre-se nada de desperdiçar dinheiro, caso contrario, não atingira o objetivo que é se organizar e ter estabilidade financeira.

Dica: Antes de ir ao supermercado anote o que precisa comprar, isso evita gastos desnecessários.


3-  Tenha reserva emergencial - poupe

Tem coisas que acontecem quando menos esperamos, os temidos imprevistos...
E com esses imprevistos se você já está sem um fundo emergencial acaba se endividando mais ainda, compromete o salario todo, acumula dividas, e se você não tem um fundo emergencial, faça disso seu objetivo.

Quando você tem a reserva/fundo emergencial, você não precisa recorrer a empréstimos, contraindo mais uma despesa mensal. 

O ideal é guardar de 10% a 30% dos ganhos, caso não seja possível se programe para que isso possa acontecer, isso garante que você se mantenha no azul.

4- Disciplina - junte a família 



Nada vai adiantar se você sozinha tentar dar um jeito em tudo, isso vai envolver a disciplina da família, ou seja todo os moradores da casa.

Seguir o planejamento que você fez é o ideal para o alinhamento das finanças, sente-se e conversem alinhe todo os gastos e planejem juntos, todos da casa devem estar engajado em um mesmo proposito para que todas as dicas acima funcionem.

Crédito fácil: corre!

Cheque especial, limite de cartão, credito direto com o lojista e outras possibilidades, são chamado o crédito fácil, que no meu ver não tem nada de fácil, pode até ajudar mas sem controle vai te complicar.
O fato de ter a facilidade do cartão e de limites especiais não quer dizer que pode sair gastando para completar o orçamento, pagar esse crédito vai sair do seu orçamento!

Ou seja ajudou, mas...

5- Você é importante


Estou aqui falando para cortar gastos, planejar e afins porque isso é o que vai te trazer a organização das finanças, mas a vida não é e não dever apenas pagar contas, guardar dinheiro, ter bens acumulados, e se você poupou, ficou no azul e está com tudo em dia, você e pode sim se divertir também, lembra que acima eu disse que "Seu futuro depende exatamente de como você está agindo no presente".

O dinheiro nos ajuda a viver melhor, é só você saber como administrar ele.

Invista na sua educação financeira, saiba que além de ganhar dinheiro, também deve aprender a usa-lo da maneira correta!

Verifique seu progresso:
» Veja mês a mês como está se saindo
» Tudo está saindo como o planejamento que você fez? 
Caso não esteja, se reorganize, determine o que é preciso ser ajustado!

Assim como eu fiz coloque em prática todas as dicas, vem ficar no azul também, todos passamos por momentos difíceis, mas todos podemos ser estabilizados também é uma questão de controle.

Quero x Preciso. 



Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe nos cometários aqui abaixo ou entre em contato. Vou ficar muito feliz em receber uma mensagem sua.


Me siga no instagram » @michelleoliveirablog

Encontre mais dicas me seguindo no Pinterest » michelleoliveirablog


Compartilhe esse post e espalhe a informação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe a opção *NOTIFIQUE-ME* marcada, assim você é aviso quando eu responder seu comentário!


» Seja educado, e respeite os direitos dos outros, seus comentários são bem vindos. Com moderação!
» Aceito criticas, se forem dadas com educação, não me importo em publicá-las, criticas construtivas nos ajudam a crescer.



Subir