Tipos de açúcar: 7 opções e suas diferenças - Michelle Oliveira

22 de junho de 2020

Tipos de açúcar: 7 opções e suas diferenças

Que o açúcar é uma delicia isso não posso negar, mas também não posso deixar de dizer que é um dos maiores vilões da alimentação saudável e da saúde.

O açúcar é utilizado para adoçar bebidas e alimentos, e é comercialmente produzido a partir da cana de açúcar ou da beterraba.

O consumo exagerado do açúcar, principalmente do açúcar refinado esta ligado a problemas de saúde como: diabetes,  pressão alta, colesterol alto, prisão de ventre e a obesidade.

Cada dia que se passar surge um novo tipo de açúcar  no mercado, separei os tipos que são de maior facilidade na utilização para compararmos e observar seus nutrientes, calorias e dicas de consumo. 

Açúcar:  é um termo genérico utilizado para carboidratos cristalizados comestíveis, principalmente para sacarose, lactose e frutose.  Açúcar é um carboidrato simples.
tipos de açúcar

Opções de açúcar é o que não falta e a sua diferença nos tipos de açúcar está no seu processo de refinação,  e é muito importante dizer que até a versão light do açúcar podem trazer sérios problemas de saúde.


O açúcar tipo light quer passar a ideia de ser mais leve, mas ele é apenas a combinação de algum tipo de adoçante com o açúcar comum., pois apresentam 30% da redução de algum componente  o que não quer dizer que seja isente de calorias e gorduras. 


Tipos de açúcar


1 » Açúcar Refinado:
O açúcar mais conhecido por todos, feito a partir do melado da cana de açúcar onde no seu processo de refinamento são adicionados aditivos químicos para o processo de clareamento do açúcar onde o mesmo fica na cor branca, porém nesse processo ocorre a perda de vitaminas e sais minerais .

Em 5 g de açúcar refinado temos:
Calorias 19,90 Kcal       4,98 g de carboidratos
Equivalência de sabor: 2 colheres (chá) de açúcar refinado

2 »  Açúcar Cristal:
Apresentada em cristais grandes e transparentes seu processo de fabricação é praticamente o mesmo do açúcar refinado, parando no processo de refinação, recebendo menos aditivos químicos, mesmo assim 90% das vitaminas são retiradas, sendo sua utilização mais indicada para uso culinário.  

Em 5 g de açúcar cristal temos:
Calorias 20,00 Kcal       5,00 g de carboidratos
Equivalência de sabor: 1 colher (chá) de açúcar refinado

3 »  Açúcar Mascavo:
Extraído depois do cozimento do caldo da cana, é a forma mais bruta do açúcar, de sabor mais encorpado e de coloração mais escura, não passa pelo processo de refinamento preservando cálcio, ferro e sais minerais.

Em 5 g de açúcar mascavo temos:
Calorias 18,85 Kcal       4,87 g de carboidratos
Equivalência de sabor: 2 colheres (chá) de açúcar refinado

4 » Açúcar Orgânico:
Assim como o açúcar mascavo ele não passa por nenhum processo de refinação, não possui ingredientes artificiais em sua composição, também é de coloração mais escura e segura mais as vitaminas. 

Em 5 g de açúcar orgânico  temos:
Calorias 20,00 Kcal       5,00 g de carboidratos
Equivalência de sabor: 2 colheres (chá) de açúcar refinado

5 » Açúcar Demerara:
Passa por um leve processo de refinação semelhante ao do mascavo, não altera o sabor dos alimentos, sendo um dos mais caros do mercado. 
Também conserva suas propriedades nutricionais.

 
Em 5 g de açúcar demerara  temos:
Calorias 20,00 Kcal       5,00 g de carboidratos
Equivalência de sabor: 2 colheres (chá) de açúcar refinado

6 » Açúcar Light 
Resultante da combinação de açúcar refinado + adoçantes artificias, menos sabor doce sendo necessário ter atenção na quantidade utilizada.


Em 5 g de açúcar light  temos:
Calorias 20,00 Kcal      4,00 g de carboidratos
Equivalência de sabor: 1 1/2 colheres (chá) de açúcar refinado

7 »  Açúcar de coco  
Possui sabor similar ao do mascavo e é produzido a partir da seiva do coqueiro, não do fruto.
Não é processado sendo 100% natural e rico em nutrientes.
Possui um índice glicêmico baixo, e além disso contem mineiras como ferro, zinco, magnésio e potássio, vitaminas do complexo B. 

Em 5 g de açúcar de coco   temos:
Calorias 19,00 Kcal      5,00 g de carboidratos
Equivalência de sabor: 2 colheres (chá) de açúcar refinado

O açúcar é a principal fonte de energia, englobando, glicose, frutose e sacarose (junção de frutose com glicose), a extração mais conhecida no Brasil é da cana de açúcar, mas temos também extração do açúcar de coco e da beterraba.

Com seu sabor viciante o açúcar estimula a produção de dopamina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar,  sendo liberado muito rápido o pico de felicidade é temporário, isso faz com que você tenha vontade de ingerir mais doses de açúcar para sentir mais da sensação.

 Agora que você conhece 7 dos tipos de açúcar pode analisar qual o melhor para você!

* Esse post é de caráter informativo, lembre sempre de consultar um especialista ao fazer mudanças na alimentação*


tipo de açúcar - infográfico


Me siga no instagram » @michelleoliveirablog
Encontre mais dicas me seguindo no Pinterest » michelleoliveirablog

Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe nos cometários aqui abaixo ou entre em contato. Vou ficar muito feliz em receber uma mensagem sua.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe a opção *NOTIFIQUE-ME* marcada, assim você é aviso quando eu responder seu comentário!


» Seja educado, e respeite os direitos dos outros, seus comentários são bem vindos. Com moderação!
» Aceito criticas, se forem dadas com educação, não me importo em publicá-las, criticas construtivas nos ajudam a crescer.





Subir