Ikigai - O que é? Como encontrar seu proposito - Michelle Oliveira

12 de março de 2021

Ikigai - O que é? Como encontrar seu proposito

 método Ikigai é muito importante quando se trata de autoanalise e autoconhecimento e desenvolvimento, é um método simples de se implementar na vida e traz resultados valiosos na sua carreira.


Para começar a aprofundar no assunto é importante explicar o que é Ikigai:


Ikigai é uma palavra de origem japonesa que é geralmente traduzida como " a razão do ser" ou " a razão de viver" descreve a razão do porque você levanta da cama todos os dias ou seja sua motivação para viver.  

Como encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz


De acordo com a filosofia dos japoneses todos nos temos algo que justifica a nossa existência,  e o nosso maior desafio é descobrir esse centro de gravidade nas nossas vidas. 

Com o método Ikigai você tem um potencial de se revelar a um propósito maior, atribuindo mais sentido a vida.


Se  você encontra algo que dê sentido a sua vida, isso te faz seguir em frente e te mantém motivado.


A ferramenta usada é composta por envolver um processo reflexivo de autoconhecimento que é bem simples de implementar e o resultado é incrivelmente valioso.


A mandala é composta por quatro círculos que se sobrepõem:  o que amo fazer; o que posso fazer bem; o que eu posso ser pago para fazer; e o que o mundo precisa.

Ao centro, onde está a intersecção principal, está o próprio IKIGAI.

mandala ikigai

**No final do post vou deixar um arquivo em pdf para quem quiser imprimir a mandala e preencher, quem não quiser pode desenhar. **


Como descobrir seu Ikigai?


A primeira coisa a se fazer para descobrir seu Ikigai é descobrir suas paixões, o que te traz alegria, satisfação, quais são essas coisas.


Você deve listar tanto as grandes paixões quanto as menores, não despreze o que menos gosta.


Segundo o neuropsiquiatra Ken Mogi, o autor da Obra "Ikigai": Os cincos passos para encontrar seu propósito de vida e ser mais feliz, onde o segredo é observar a si mesmo.


Como preencher a mandala Ikigai?


Como já citei acima para descobrir usamos a ferramenta mandala, que sendo preenchida corretamente ela te mostra um ou mais propósito de vida, sendo muito útil para definir o Ikigai maior.


Para completar as esferas da existência a ferramenta parte de 4 tópicos: Paixão, Missão, Vocação e Profissão.  


Ao centro das esferas na intersecção  dos quatro elementos está o Ikigai.

Ou seja o sentido pode ser encontrado em algo que se une, o que ajuda a intender como a busca pelo Ikigai pode ser bem complexa.


Não existe uma forma ideal uma ordem ao ser seguida para preencher a mandala, mas vou te sugerir uma caminho;


Preencha seu mandala com calma em um local tranquilo, olhando pra dentro de você e sem pressa para terminar, não importe-se em quanto tempo vai demorar para terminar a tarefa.


A sugestão é que você comece pela esfera superior, escrevendo o que você ama, as atividades que você faria ou faz, sem ser pago.


O que você ama fazer, qual sua motivação mais profunda. Questione-se...
 Pense no conselho do Warren Buffet: O que você faria se não precisasse de dinheiro?


Na sequência, na esfera mais abaixo descreva no que você é bom, deixando a modéstia de lado cite o máximo de tarefas em que você se sai bem.


 A proposta é para você se aproximar da sua maior vocação de maneira mais prática. Quais são seus pontos fortes; O que os outros valorizam em você; pergunte também para seus amigos e familiares.


Próxima esfera coloque o que você faz/ ou pode ser pago para fazer, sua profissão ou no que já trabalhou, anote tudo que se alinha com você.


Tenha uma visão bem realista: onde você poderia trabalhar; o que você faz que as pessoas estão dispostas a pagar pelo que você faz? Trilhe o maior numero de caminhos possíveis. 


Na quarta esfera coloque o que o mundo precisa e o que você pode fazer para contribuir, eu acho essa a parte mais complexa, mas não para e não desista de terminar de preencher.


Essa é uma parte mais abstrata, mas nem por isso deixa de ser importante: qual a sua missão na terra; o que você pode conquistar que vai ajudar os outros a tornar um mundo melhor? Todo mundo guarda isso dentro de sí. ACREDITE



Concluindo: nesse post você aprendeu um pouco mais sobre o Ikigai e suas ferramentas.

Vale salientar que essa filosofia não prioriza os resultados e sim a sua trajetória que se inicia quando decide encontrar um propósito de vida.

Para completar sua mandala invista no seu autoconhecimento, viva o presente e desacelere, quando estiver fazendo a sua tarefa concentre-se apenas nela, não se esqueça da gratidão.

 

Clique aqui para baixar a mandala em pdf e imprimir




Me siga no instagram » @michelleoliveirablog
Encontre mais dicas me seguindo no Pinterest » michelleoliveirablog

Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários aqui abaixo ou entre em contato. Vou ficar muito feliz em receber uma mensagem sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe a opção *NOTIFIQUE-ME* marcada, assim você é aviso quando eu responder seu comentário!


» Seja educado, e respeite os direitos dos outros, seus comentários são bem vindos. Com moderação!
» Aceito criticas, se forem dadas com educação, não me importo em publicá-las, criticas construtivas nos ajudam a crescer.





Subir