Como controlar a oleosidade do cabelo? - Michelle Oliveira

14 de março de 2021

Como controlar a oleosidade do cabelo?

A oleosidade dos fios não é o problema, o que causa problema é o excesso de oleosidade, a óleo natural dos fios é essencial para a proteção do couro cabeludo.


Quem tem uma oleosidade excessiva geralmente tem uma rotina mais difícil, levantar lavar os fios, deixar lindo, finalizar como de costume e o cabelo antes do final da tarde já está com aquele aspecto de sujo, pesado que não dá nem pra deslizar os dedos.


Mas o que causa a oleosidade nos fios? É possível tratar? Qual tratamento fazer? São muitas perguntas né, por isso resolvi trazer esse post com dicas para controlar a oleosidade do cabelo.

como combater a oleosidade capilar


Sinais que seu cabelo é um cabelo oleoso: 


→Oleosidade da raiz as pontas
→Sentir os fios sujos em menos de um dia depois de lavar
→Coceira
→Aspecto pesado
→Caspa;


O cabelo que é oleoso na raiz e seco nas pontas é um cabelo misto.**


Vários fatores podem estar intensificando a produção de óleo no couro cabeludo, que podem ser problemas ambientais ou biológicos  : poluição, desiquilíbrio hormonal, estresse, tudo interfere na produção de óleo.


Como combater a oleosidade capilar ?


Atenção na hora de lavar o cabelo: 

Todos sabemos da importância de usar produtos que são exatamente para o nosso tipo de cabelo, cabelos diferentes, cuidados diferentes, não adianta o cabelo ser seco e usar produto para cabelo oleoso e vice versa. 


Os shampoos que são desenvolvidos para cabelos oleosos tem uma formula mas leve e são transparentes, tem uma leveza na composição higienizante.

Atenção para a temperatura da água, nada de lavar o cabelo na água escaldante de rancar o couro, a água quente vai retirar toda a oleosidade natural e causar ressecamento nos fios.

A melhor temperatura nesse caso é a água morna, se utilizar a água fria para lavar os fios vai ter maior dificuldade pois ela condensa o óleo, dificultando a limpeza dos fios.


Máscara e condicionadores não dever ser aplicados na raiz do cabelo,  passar na raiz a máscara vai deixar seu cabelo ainda mais pesado, e uma produção excessiva de óleo pode ocasionar uma maior  queda dos fios e quebra. O condicionador já tem a sua função que é selar os fios, fechar as cutículas que foram abertas pelo shampoo, também deve passar longe da raiz.


Cuidados com os cremes sem enxague, eles não são proibidos mas assim como máscara e condicionador podem auxiliar no aumento do óleo se não usado com cautela. 


Faça umectação 

Vocês devem estar achando agora que sou maluca né, o cabelo já é oleoso e eu indico mais óleo com a umectação rsrs calma vou explicar.

Quando se trata de óleos vegetais como o óleo de coco eles podem ajudar  a controlar a produção de sebo.

A umectação capilar faz a reposição de proteínas e lipídios do couro cabeludo e quando aplicado o óleo vegetal e essa reposição feita e necessidade do couro cabeludo atendida as glândulas sebáceas (responsáveis pela produção de sebo) não produzem óleo em excesso.


O que não fazer em cabelo oleoso? 


Cuidado com as receitas caseiras, aquelas que levam álcool e prometem deixar o cabelo livre de óleo, apenas vai ressecar os fios e seu couro cabeludo, podendo desenvolver dermatites e irritação no local.

Antirresíduos todo dia não...
Intercale o uso com shampoo especifico para o cabelo oleoso, pois você já sabe o que acontece se retirar todo o óleo do couro cabeludo, é vai produzir ainda mais.

Me conta ai qual sua dica para manter o cabelo limpo e sedoso por mais tempo?


Me siga no instagram » @michelleoliveirablog
Encontre mais dicas me seguindo no Pinterest » michelleoliveirablog

Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários aqui abaixo ou entre em contato. Vou ficar muito feliz em receber uma mensagem sua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe a opção *NOTIFIQUE-ME* marcada, assim você é aviso quando eu responder seu comentário!


» Seja educado, e respeite os direitos dos outros, seus comentários são bem vindos. Com moderação!
» Aceito criticas, se forem dadas com educação, não me importo em publicá-las, criticas construtivas nos ajudam a crescer.





Subir