Alimentos que auxiliam no crescimento dos cabelos - Michelle Oliveira

20 de maio de 2020

Alimentos que auxiliam no crescimento dos cabelos


Crescimento capilar é um assunto muito procurado pelas mulheres e até alguns homens, é uma pergunta que não sai da minha cabeça desde que fiz luzes e tive que cortar o cabelo, como fazer o cabelo crescer rápido?

Venho pesquisando muito sobre alimentos que auxiliam no crescimento dos cabelos, e sabemos que apenas utilizar produtos de boa qualidade no tratamento dos fios não é o suficiente, para que os fios cresçam saudáveis e bonitos, pensando nisso trouxe uma lista com 5 alimentos que vão te auxiliar no crescimentos dos cabelos.


Basicamente devemos incluir na alimentação alimentos que sejam fonte de: ômega 3, sais minerais, proteínas e vitaminas A, C, E e do complexo B,  ferro, zinco, biotina e selênio .


Bons hábitos alimentares refletem no cabelo e pele, deixando mais saudáveis e uma alimentação rica em um nutrientes vai tanto ajudar no crescimento como ajudar no combate a danos capilares.

Encontrar alimentos com essa características não é nem um pouco complicado, provável que você tenha em seu armário / geladeira e se não tiver é só ir até o mercado mais próximo.
Alimentos que auxiliam no crescimento dos cabelos

Alimentos que auxiliam no crescimento dos cabelos


Vitaminas A, complexo B, C e E


São as vitaminas as responsáveis por manter a estrutura que nutrientes e oxigênio do couro cabeludo e cabelos ; células sanguíneas e vasos de sangue.

A deficiência desses nutrientes no organismo, provocam quebra , queda e um crescimento lendo dos fios.

A vitamina A esta ligada a produção das glândulas sebáceas do couro cabeludo,  ela ajuda a combater o ressecamentos dos fios e da pele.  

A vitamina do complexo B quando consumida menos que o recomendado deixa por sua vez os fios quebradiços amentando a queda capilar. 

A vitamina C  é um antioxidante que atua  diretamente na produção de colágeno, que fortalece os fios.

Quais alimentos são ricos em vitamina A, complexo B e C ?
Vitamina A: Abobora, batata doce, tomate, beterraba, melancia e folhas verdes escuras.
Vitaminas do complexo B: Grão de bico, folhas verdes escuras, ovos, tomates, salmão, nozes, amêndoas, abacates, lentilhas, brócolis e grãos integrais.
Vitamina C: Abacaxi, laranjas, kiwi, acerolas, tangerinas, limão, morangos, pimentão e folhas verdes escuras.
Vitamina E: Abacate nozes e semente de girassol.

Ômega 3

O ômega 3 é essencial acido graxo, com grande poder anti-inflamatório, muito importante em dar flexibilidade aos fios  e contribuir na absorção de alguns nutrientes como a vitamina A, como sabemos o nosso organismo por si não produz ômega 3, por isso devemos ingerir através da alimentação. 

Quais alimentos são ricos em ômega 3?
Peixes de água fria como: salmão, truta, sardinhas, abacate, chia, linhaça, nozes, abacate e semente de abobora.


Sais minerais

Selênio, ferro e zinco são os que mantêm o folículo capilar nutrido, mantendo assim o rápido crescimento dos fios, ter a deficiência deles no organismo vão deixar os fios quebradiços , sem brilho, finos e secos, com crescimento lento, queda e até caspa. 

Quais alimentos são ricos em Selênio, ferro e zinco?
Castanha do pará, castanha de caju, couve, carnes, ovos, feijão, cereais integrais, brócolis, semente de girassol e abobora. 


Proteínas 


Os fios de cabelo são basicamente queratina uma proteína muito conhecida, por isso é essencial que o organismo receba a quantidade ideal deste nutriente, assim os cabelos vão ficar fortes e saudáveis, sem a quantidade necessária de proteína os fios ficam secos e quebradiços.

Quais alimentos são ricos em proteínas?
Carnes, peixes, produtos lácteos, legumes, nozes e ovos.

Veja que os alimentos nos oferecem diferentes nutrientes que trazem benefícios para os cabelos,  vale salientar que também tem alimentos que são vilões dos fios e devemos evitar ou consumir em baixas quantidades como: açúcares, carboidratos refinados e álcool.

Esses vilões são os responsáveis pela elevação de insulina no sangue, o que vai causar um desiquilíbrio hormonal, trazendo prejuízos para a saúde que serão visíveis nos fios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe a opção *NOTIFIQUE-ME* marcada, assim você é aviso quando eu responder seu comentário!


» Seja educado, e respeite os direitos dos outros, seus comentários são bem vindos. Com moderação!
» Aceito criticas, se forem dadas com educação, não me importo em publicá-las, criticas construtivas nos ajudam a crescer.





Subir