Tipos de argila e seus benefícios para a pele - Michelle Oliveira

4 de agosto de 2019

Tipos de argila e seus benefícios para a pele

O tema cuidados com a pele vem sendo bastante pesquisado e cada vez mais as pessoas querem produtos naturais para auxiliar nesses cuidados em busca de pele "perfeita".

A argila é um desses produtos naturais que estão sendo muito utilizados devido aos inúmeros benefícios que a mesma tem para a nossa pele, é presença garantida em tratamentos estéticos terapêuticos.

O que é a argila?
Retirada diretamente do solo e de origem natural a argila é composta basicamente pela combinação alumina e sílica, em pequenos fragmentos menores que dois micra de diâmetro e mais outras substancias que faz ter a variação de cor.
tipos de argila e seus beneficios para a pele

Os tratamentos estéticos a bases de argila não são de hoje que fazem sucesso entre as mulheres , há centena de anos que seus benefícios são conhecidos e utilizados.
Os gregos costumavam usar a argila quente para combater dores reumáticas, já os egipicios usavam a argila como um componente na  mumificação.

A Argiloterapia ou geoterapia como são conhecidos, são tratamentos para a pele onde é feita a mistura da argila em pó com: óleos, água, loções, creme ou gel, onde essa mistura proporcionará benefícios para a pele terapêuticos e estéticos. 

Benefícios da argila:

A Argila possui ação: cicatrizante, regeneradora, antioxidante, rejuvenescedora, calmante, analgésica, descongestionante e bactericida, atua absorvendo substancias toxicas ao organismo e ativa a circulação do tecido epitelial. 
Usada no rosto a argila ajuda no combate a oleosidade da pele, rejuvenescimento e deixa a pele mais firme. 

Todos esses benefícios são graças a rica composição da argila, tendo elementos como, zinco, magnésio, ferro, titânio e cobre , que melhora a reconstrução dos tecidos, reprodução celular, atuando na limpeza e hidratação da pele.
argila colorida

Tipos de argila e seus benefícios:

1. ARGILA VERDE: 

Possui efeito adstringente e desintoxicante, isso que dizer que ajuda a diminuir o tamanho dos poros, rica em zinco e silício, ela combate a oleosidade e acne, com ação analgésica, secativa , cicatrizante e bactericida.

2. ARGILA BRANCA:

Com o pH muito próximo ao da pele, e com grande concentração de alumínio, recomenda-se o uso em pele desidratada e sensível, ação clareadora, suavizante e cicatrizante, absorve a oleosidade da pele sem provocar o ressecamento, desidratação, ajuda na oxigenação da pele melhorando a chegada do oxigênio até as áreas congestionadas.

3. ARGILA VERMELHA:

Indicada para a pele mais rosada e sensível, riquíssima em oxido de ferro e cobre, elementos importantes na respiração celular, possui ação que regula o fluxo sanguinio e a vascularização, garante a suavidade da pele, restaurando a firmeza e a elasticidade .

4. ARGILA MARROM:

Possui ação antioxidante, controlando a oleosidade e ajudando na purificação da pele, tonificação e revitalização. É uma das mais raras devida a sua pureza.

5. ARGILA ROSA:

Proveniente da mistura da argila vermelha com a argila branca sendo indicada para pele delicada e sensível, tem ação calmante e antioxidante, auxiliante na regeneração e cicatrização.

6. ARGILA PRETA:

Assim como a argila marrom a argila preta também é difícil de ser encontrada e quase nunca é encontrada pura, sendo a mais nobre de todas as argilas podendo ser encontrada como lama vulcânica. Possui silício e alumínio em grande quantidade ela é cicatrizante e anti-inflamatória.

7. ARGILA ROXA: 

Mistura de argila rosa e argila marrom, com alto teor de magnésio em sua composição, auxilia na manutenção e formação de colágeno tendo assim ação firmeza na pele, mantendo-a com o aspecto mais jovial.

8. ARGILA AMARELA ou DOURADA:

Ação adstringente e purificante, rica em potássio e silício, importante componente para a formação de colágeno sendo assim a argila  mais indicada para peles maduras e cansadas.  

Como usar a argila em casa ?

MASCARA FACIAL DE ARGILA: Limpar a pele com produtos próprios para o rosto, preparar a argila hidratando aproximadamente um colher de argila com água filtrada ou água termal, formar uma pasta homogênea e realizar a aplicação na pele evitando a área dos olhos.
Deixe agir por 10 minutos, e remova com água gelada e não esqueça de hidratar a pele logo apos a utilização da mascara de argila.

Se possuir a pele muito sensível recomendo que faça um teste antes de aplicar no rosto todo, assim você verifica se possui algum tipo de alergia.



Me siga no instagram » @michelleoliveirablog
Encontre mais dicas me seguindo no Pinterest » michelleoliveirablog


Caso tenha dúvidas ou sugestões, deixe nos cometários aqui abaixo ou entre em contato. Vou ficar muito feliz em receber uma mensagem sua.

Nota: esse post possui caráter informativo não despensa a avaliação de um dermatologista ou esteticista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Deixe a opção *NOTIFIQUE-ME* marcada, assim você é aviso quando eu responder seu comentário!


» Seja educado, e respeite os direitos dos outros, seus comentários são bem vindos. Com moderação!
» Aceito criticas, se forem dadas com educação, não me importo em publicá-las, criticas construtivas nos ajudam a crescer.





Subir